terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A sinceridade custa caro

Quem nunca mentiu de leve ou ocultou algo que atire a primeira pedra.

A sinceridade é uma qualidade que muitos vêem como defeito, afinal quem está preparado para as verdades?

Falar a verdade pode significar a perda de um casamento, de uma amizade e inúmeras outras coisas. Mas não ganhamos nada sendo sinceros? Acho que sim, principalmente a confiança das pessoas.

Mentir é para os fracos, que tem medo de assumir seus erros e temem as conseqüências dos mesmos. Mentir é uma alternativa fácil e covarde, você erra e encobre isso enganando a outra pessoa. E parece que mentir é mais bem aceito que ser sincero.

Quando falamos algumas verdades às pessoas acabam brigando e não aceitando o que falamos. Parece que a mentira é mais bem aceita que a verdade na sociedade atual. O que é triste, já que, na minha opinião, é muito melhor lidar com pessoas sinceras do que com os mentirosos.

Mas nem todos são assim, há que goste e até mesmo prefira viver sendo enganado. Pessoas mentem para se inserir em grupos sociais, mentem para conseguir relacionamentos, mentem para conseguir promoções.

O problema é que uma simples mentira é o suficiente para acabar com toda uma confiança, digamos que a mentira é a arma que destrói o principal pilar da confiança.
Como construir uma relação sem confiança? Como dar sua empresa em alguém que não confia? Como ter amigos em quem não podemos confiar?

Ai está mais um dilema que temos em nossa sociedade. Mas é isso ai, infelizmente vivemos um tempo onde aparência é melhor que essência.

Igor Reis Moreira Mathias

Um comentário:

  1. "Pequenas porções de ilusão,mentiras sinceras me interessam..." (Cazuza) Sera? pra mim tbm nao! prefiro o preço da verdade! mais o que pensar em um país q confia e elege mentirosos? parece que o povo brasileiro se conforta sempre na mentira, é inacreditavel como pra alguns mentiras parecem sempre verdades incontestáveis e tbm geram confiança.

    ResponderExcluir