sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Amigo

Inúmeros escritores e pensadores, muito melhores do que eu, já escreveram sobre isso, mas venho aqui expressar minha opinião.

Amizade é sentimento nobre de deveres árduos e direitos muito prazerosos. Para mim exatamente do jeito que descrevi. Porque ser amigo não é simplesmente estar junto quando a tarefa é sorrir. Ser amigo é rir nos momentos de alegria, e fazer rir nos momentos de dor.

Ser amigo é encarar os fatos, brigar com os boatos e se expor às conseqüências. Fácil seria cruzar os braços e deixar sofrer o certo, e concordar com o errado. Mas ser amigo é ter que encarar, se expor e ir pro tudo ou nada.

Amigo é aquele que perdoa e também o que pede perdão. Amigo é aquele que te acolhe quando você errou, amigo é aquele que reconhece o erro e pede desculpa. Amigo é aquele que se expõe e luta contra o mundo por sua causa, e que, se você tiver errado, senta do seu lado depois e te cobre de esporro para que você possa aprender e não errar mais neste quesito. Como me disse um conhecido, “amigo não é aquele que separa a briga e sim o que já chega na voadora”.

Amigo também é aquele que aceita o esporro e tenta melhorar. É também aquele que apóia suas decisões, mesmo discordando da sua opinião. Mas se engana quem acha que um amigo vai virar as costas para você pelo fato de você não tê-lo escutado. Seu amigo vai simplesmente se afastar e esperar, quando você quebrar a cara, lá estará seu amigo, pronto para te consolar.

Ser amigo é confiar, ser amigo é amar. Amar tanto que chegue a confundir os sentimentos, ou apenas constatar que vale mais uma verdadeira amizade, do que um bandido amor. Ser amigo é bancar a pessoa na balada, pois sem ela a festa não seria a mesma. Aliás uma das boas coisas da amizade é saber que quando você estiver com a conta pra lá de especial, seus amigos vão te bancar, pelo simples fato de você ocupar um espaço que nenhuma outra pessoa ocupará.

Brigar, amar, consolar, conviver, aprender. Tantos verbos, tantas palavras, tantos sentimentos, tantas brigas, tantas reconciliações, para no fundo constatarmos que realmente “amigos serão poucos e bons” e que afinal, como diz a música, “colegas vêm e vão, amigos ficarão”.

Igor Reis Moreira Mathias

Nenhum comentário:

Postar um comentário