Sempre fui muito preocupado com algumas coisas: faculdade que estudaria, empresa que trabalharia, como seria namorar, como seria terminar, se um dia vou me casar, se vou ter sucesso, enfim. O futuro para mim, assim como para todos, sempre foi uma variante que eu quis desvendar. Porém durante minha vida acho que venho andando pelo caminho errado, o caminho da preocupação, enquanto eu deveria tomar é o caminho da vontade.
Não sou muito velho, mas já recolho dentro de mim alguma experiência de vida, além de já ter tido o prazer de conviver com pessoas muito mais velhas do que eu.
Uma das coisas que aprendi por mim mesmo é que a palavra de ordem é vontade. Sim vontade de fazer, vontade de não fazer, vontade de mudar. Sem vontade nós não conseguimos nada. Durante minha vida de estudante, por diversos momentos fui tido com um “nerd” ou uma pessoa inteligente, mas durante outros momentos eu era apenas mais um aluno aplicado. Foi então que notei que durante os meus melhores momentos de estudante, eu era um aluno com muita vontade de ser um dos melhores, de me destacar pela inteligência. Meus momentos de baixa eu simplesmente queria outras coisas e os estudos estavam deixados de lado.
Quantas milhões de vezes fiz regime. Parei de comer, toquei o foda-se e comi de tudo, passei fome, chorei, chorei mais ainda por alguns médicos “me matarem antecipadamente”, tomei remédio, fiz academia, mas nada nunca realmente funcionou. Hoje acho que entendi, eu nunca devo ter realmente permanecido com minha vontade focada nisto. Em alguns momentos eu quis muito, em outros eu não quis nada.
Algumas inúmeras vezes vi meus heróis particulares fracassarem, mas em milhões de outras poucas vezes vi as mesmas pessoas obterem o sucesso em seus objetivos, sendo que sempre que caíram eu os vi levantar e seguir em frente e para isso eles tinham uma vontade grandiosa de obter o sucesso.
Todos os melhores momentos em minha vida eu atuei de forma correta, tendo vontade de fazer algo. Isso começou quando em outro plano eu escolhi voltar aqui e melhorar os pontos em que eu precisava, e quando lá eu escolhi a maravilhosa família a qual eu pertenço. O resto, tudo o que tenho hoje, são frutos de escolhas minhas e de minha família.
No colégio, na faculdade, no trabalho, sempre tive vontade de fazer amigos e ser diferente, apesar de eu ter precisado apanhar por ter passado alguns períodos acomodado, eu descobri as ótimas escolhas que fiz.
E é com base nestas informações que eu chego a conclusão, que em determinados momentos eu fracassei pois vontade eu tinha, mas ela estava muito dispersa. Assim hoje eu vejo a importância de ter vontade de lutar, mudar, voltar atrás, aprender com o passado e ter objetivos. Um objetivo sem vontade é apenas um sonho, um objetivo com vontade se tornará realidade.
Sendo assim resolvi não me preocupar com o que virá, pois vi que um futuro diferente depende do esforço passado e da vontade presente.
Igor Reis Moreira Mathias
Quantas vezes nos perdemos no meio do caminho por nossas vontades e "desvontades". Ótimo texto!
ResponderExcluir